Publicado em

Qual o Nível de Dor da Micropigmentação Capilar?

Para aqueles que procuram a Micropigmentação Capilar para resolver a questão da calvície ou qualquer tipo de falta de cabelos, uma dúvida frequente é sobre o nível de dor durante a realização do procedimento no couro cabeludo.

CONHECIMENTO E ATENÇÃO EVITA DESCONFORTO

Elan Mello é um dermopigmentador com mais de 40 anos de experiência, atuando em diferentes regiões do corpo desde 1982. Ele realiza cerca de 350 procedimentos de Micropigmentação Capilar por ano, possuindo amplo conhecimento para interagir com a fisiologia e anatomia do paciente durante todo o processo, podendo dessa maneira evitar qualquer dor durante a realização do procedimento. Com atenção cuidadosa e dedicada durante a realização, é possível realizar a Micropigmentação Capilar sem que o paciente sinta qualquer desconforto.

Elan explica que a técnica é minimamente invasiva, não envolve cortes ou pontos, e não requer internamento. O paciente pode realizar o procedimento e ir para casa no mesmo dia sem nenhum problema.

CREMES DERMATOLÓGICOS PARA AMORTECER A DOR

Existem cremes dermatológicos que podem ser usados antes de um procedimento para adormecer a área tratada e evitar desconforto. Esses cremes são permitidos e a indústria farmacêutica oferece várias opções. No entanto, é importante seguir as instruções do fabricante e consultar o profissional antes de usar qualquer produto. A clínica enviará um e-mail com as informações sobre o agendamento do procedimento e orientações sobre a aquisição e uso do creme.

CUIDADOS PRÉ-PROCEDIMENTO

Antes do procedimento de Micropigmentação Capilar, é essencial realizar uma limpeza completa no couro cabeludo, incluindo uma esfoliação para remover oleosidade e células mortas. Elan Mello destaca que isso prepara a pele para receber o creme dermatológico, que ajudará a amortecer qualquer desconforto durante o procedimento.

Além disso, é recomendado evitar a exposição ao sol forte pelo menos uma semana antes do procedimento, a fim de minimizar a sensibilidade da pele. Para usuários de prótese capilar, é aconselhado a retirar a prótese antes do procedimento, para permitir que a pele respire e esteja em boas condições. De acordo com Elan Mello “se não for possível retirar a prótese, ainda é possível realizar o procedimento com cuidados adequados. O cliente será orientado quanto aos cuidados necessários antes do procedimento…”

ATENÇÃO PARA LESÕES E ALTERAÇÕES DA DERME

A presença de dermatites, micoses ou qualquer outra lesão na pele deverá ser comunicada ao dermopigmentador Elan Mello antes da realização do procedimento, uma vez que são fatores que também podem aumentar a sensibilidade dérmica.

Dependendo da intensidade das lesões, estas deverão ser tratadas e o procedimento realizado noutra altura, depois de saradas, não só devido à sensibilidade, mas também porque, se a lesão for grande, poderá impedir a realização do procedimento por motivos técnicos.

TODOS REALIZAM A MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR SEM MAIORES DESCONFORTOS

Elan Mello tranquiliza, afirmando que nunca precisou interromper nenhum procedimento devido à dor. Ele ressalta que se o procedimento fosse doloroso, seus clientes não o fariam e que grande parte dos seus clientes são pessoas idosas que precisam ter o máximo de conforto possível.

Apesar de poderem sentir desconforto, Elan destaca que este é sempre menor do que o desconforto e a dor da falta de cabelos.

Publicado em

Tempo na Micropigmentação Capilar

TEMPO DE DURABILIDADE DA MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR

O procedimento de Micropigmentação Capilar poderá durar aproximadamente 15 anos, dependendo da técnica usada e das características do paciente.

Conforme a visão do dermopigmentador Elan Mello, é possível que haja a necessidade de um retoque entre o 3º e 4º ano para a renovação do pigmento. Caso não seja realizado o retoque, isso não quer dizer que sairá todo o procedimento, poderá haver vestígios do pigmento implantado na derme por tempo indeterminado.

Nas técnicas para cabelo raspado, o pigmento poderá ser notado na derme por até 10 anos e nas técnicas para cabelos grandes por até 15 anos. Conforme mencionado por Elan, é importante considerar que a lateral da cabeça, que geralmente é uma região com atividades menos intensas, tem a durabilidade do procedimento um pouco maior que na região superior, com atividades mais intensas.

É preciso ter em mente que o uso de loções de uso dérmico ou produtos químicos, como Minoxidil®, xampus medicamentosos com cetoconazol, maquiagem capilar temporária (Topik®) ou tintura de cabelo, poderá diminuir a vida útil do procedimento de uma maneira não muito expressiva. No entanto, como destaca Elan Mello, caso o Cliente deseje, poderá recorrer a uma remoção a laser com um profissional capacitado e autorizado para tal procedimento.

Em peles oleosas, com dermatite, que descamam, com caspa, hiperativas ou expostas constantemente ao sol forte, o procedimento poderá ter sua vida útil reduzida. Sendo assim, não é possível dizer precisamente quanto tempo poderá durar o procedimento, pois isso dependerá das características de cada indivíduo, somado aos hábitos de uso produtos ou situações que possam mudar as características do couro cabeludo.

O dermopigmentador Elan Mello informa para que todos tenham consciência de que o procedimento não sai de uma só vez, de maneira brusca e repentina. Ele vai clareando aos poucos e diminuindo a intensidade com o passar do tempo.

Outro fator importante é a idade e como ela afeta a durabilidade da técnica. Indivíduos mais jovens, devido à atividade fisiológica dérmica mais intensa, podem ter uma duração do procedimento menor em comparação com indivíduos mais velhos.

TEMPO DE REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO

Com base na técnica utilizada e na área a ser trabalhada, o tempo estimado para a realização do procedimento pode variar de 2 a 8 horas. No entanto, é importante ressaltar que a presença de condições como pele excessivamente oleosa ou ressecada, dermatite ou outras intercorrências podem interferir no tempo de realização. Por isso, é fundamental que o profissional esteja preparado para lidar com essas situações e garantir o melhor resultado possível..

Abaixo, você encontra a relação dos principais procedimentos e seus respectivos tempos.

Técnica Fundo Denso – Para obter densidade em cabelos cortados na tesoura

Uma sessão de até 5 horas

Técnica Cabelo Rapado – Imitando cabelo rapado na máquina zero

Uma sessão de até 6 horas

Técnica Fio a fio 3D – Imitando cabelo rapado na máquina nº1

Realizada em 2 sessões, sendo:

  • 1ª sessão: até 6 horas de trabalho
  • 2ª sessão: até 8 horas de trabalho

O tempo recomendado para realizar a 2ª sessão após a realização da 1ª sessão é de no mínimo 20 dias e no máximo 2 anos.

O TEMPO DE CICATRIZAÇÃO

Após o 3º dia a zona dermopigmentada forma uma micro crosta, sendo uma descamação fina parecida com a que se forma após exposição sola

As micro crostas se soltam naturalmente entre o 6º e 8º dia e, após esse período, podemos considerar que a pele já passou pelo processo fisiológico inicial da cicatrização, onde já teremos um novo tecido formado e a descamação da pele já terá ocorrido.

Como orientado por Elan Mello, a regeneração da derme continuará por um período adicional, sendo característico de toda cicatrização a substituição gradual da queratina pela elastina, colágeno e melanina (cor natural da pele), o que deixará a pele com um aspecto menos esbranquiçado, menos brilhante e mais elástico.

Porém, a regeneração da derme continuará por um período adicional, com a camada característica de queratina que deixa a pele com um aspecto esbranquiçado, brilhante e sem elasticidade sendo gradualmente substituída por elastina, colágeno e uma recuperação da melanina, que é a cor natural da pele.

O tempo de 90 dias é essencial para se obter o resultado total do procedimento, com um aspecto natural e satisfatório. A partir do 20º dia, o cliente já terá um visual ótimo e desempenhando bem o papel desejado, trazendo grande satisfação. Mesmo assim, a cada dia que passa, o cliente será surpreendido com uma melhora inesperada, até que se complete o período de cicatrização total de 3 meses.

Na verdade, a pessoa geralmente já se sente satisfeita com o resultado desde o primeiro dia, e muitas vezes não percebe as diferentes fases do processo de cicatrização. No entanto, é após a cicatrização completa que se torna evidente o aspecto natural e eficaz do procedimento.

 

Publicado em

Tamanho Para Usar o Cabelo Com a Micropigmentação Capilar

Para realizar a Micropigmentação Capilar não será necessário cortar o cabelo, exceto em técnicas específicas que requerem cabelo raspado.

Depois de agendar a Micropigmentação Capilar, o cliente receberá orientações sobre o comprimento do cabelo adequado para a realização do procedimento na clínica, o qual pode variar dependendo da técnica escolhida.

Para a técnica de Micropigmentação Capilar Fio a fio 3D, é necessário que o cabelo esteja raspado na máquina, enquanto para a técnica Fundo Denso, os fios devem ter mais de 4 cm de comprimento. 

Existem orientações para o tamanho e frequência de raspagem do cabelo, porém, na prática, o cliente pode descobrir outra regra que poderá proporcionar um resultado mais natural para usar a técnica.

O TAMANHO DO CABELO NA TÉCNICA MICROCPILAR 3D® FIO A FIO

Quando o cliente optar por raspar o cabelo na lâmina, pode ser necessário realizar uma sessão de pigmentação na Região Lateral #6 para igualar com a Região Superior #4 (conforme Tabela Micropigmentação Capilar).

Nesta técnica será necessário rapar o cabelo com a máquina no zero antes de realizar o procedimento.

O paciente não poderá rapar o cabelo na máquina no dia de realizar a Micropigmentação Capilar Fio a fio, caso isso aconteça será avaliado se será possível realizar o procedimento ou se deverá ser realizado em outra data após o cabelo crescer.

Após realizar o procedimento, é recomendado que o paciente rape o cabelo na máquina nº 0 uma ou duas vezes por semana, dependendo da densidade de cabelo na região lateral.

Esta técnica NÃO é recomendada para ser utilizada em cabelos raspados com lâmina. Se o cliente desejar usar o cabelo raspado com lâmina, avaliaremos a necessidade de realizar um procedimento adicional de fios na Região Lateral #6 para ajustar a tonalidade e a cor com a Região Superior #4 (de acordo com a Tabela de Micropigmentação Capilar).

O TAMANHO DO CABELO NA TÉCNICA DE MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR® FUNDO DENSO®

Na técnica Fundo Denso® deixando o cabelo maior na Região Frontal e Meio #2, ele poderá ser penteado para cobrir o cocuruto sem cabelo, contribuindo para o melhor resultado

Nessa técnica o cabelo deverá ser cortado com os fios maiores que 4 cm.

Após realizar a Microcapilar 3D® Fundo Denso® o paciente deverá ter a disciplina para conservar o cabelo conforme o corte e penteado indicado, colaborando para o resultado natural. O penteado deverá ser feito de maneira que sobreponha e interaja com o procedimento.

Nos casos com pouco ou nenhum cabelo na região do vértex (coroa/cocuruto) os fios da Região Frontal e Meio #2 (conforme Tabela Microcapilar®) quando conservados maiores e penteados de forma que alcancem essa região cobrindo a coroa aberta, irão interagir com o procedimento, permitindo ainda maior naturalidade no visual.

Publicado em

Micropigmentação Capilar Para Cabelos Brancos e Grisalhos

Você sabia que muitas pessoas ainda acreditam que a micropigmentação capilar não é adequada para cabelos brancos e grisalhos? Isso é um mito! Na verdade, com a técnica de Elan Mello, a micropigmentação capilar é altamente eficaz para cabelos brancos e oferece resultados surpreendentes e naturais.

Sua abordagem personalizada e diferenciada é uma evolução significativa na área da micropigmentação capilar e proporciona uma solução única para a perda de cabelo.

Confira as fotos e veja por si mesmo como a técnica de Elan Mello é capaz de transformar cabelos brancos e grisalhos em um visual natural e elegante.

 

Publicado em

Sobre a 1ª e a 2ª Sessão do Fio a fio 3D

Abaixo, apresentamos um guia com informações sobre a Microcapilar Fio a fio 3D:

A técnica de Microcapilar fio a fio 3D é um procedimento de micropigmentação capilar que tem como objetivo simular a aparência de cabelos raspados com máquina. É um procedimento que se realiza em duas sessões, com um intervalo de cerca de 25 dias entre cada sessão, podendo variar um pouco dependendo da necessidade.

Consulta inicial: Antes de se submeter ao procedimento, é fundamental realizar uma consulta online com o envio de fotografias. Nesta consulta, o profissional irá avaliar as suas imagens, obter informações importantes sobre as suas características e a do seu couro cabeludo, responder a todas as suas dúvidas e discutir as suas expectativas em relação ao procedimento, de forma a determinar o projeto mais adequado para si.

Primeira sessão: Durante a primeira sessão, o profissional irá marcar a linha do cabelo e preencher a zona onde será aplicada a pigmentação com um pigmento que já esconderá os vestígios da calvície. Após esta sessão, o cliente sairá com um visual de cabelo raspado na máquina zero e sem deixar áreas com aparência de incompletas na cabeça. Assim, já pode retomar as atividades públicas enquanto aguarda a segunda sessão.

Resultado visual obtido na 1ª sessão:

Zona que será tratada na 1ª sessão: (cerca de 4 horas de trabalho)

Cuidados após a primeira sessão: Depois da primeira sessão, é fundamental seguir as instruções do profissional quanto aos cuidados com o procedimento realizado recentemente. É recomendável evitar a exposição ao sol forte (sobretudo no verão) para prevenir que a pele fique ressequida, vermelha e sensível, o que poderia impossibilitar uma segunda sessão naquele momento.

Segunda sessão: A segunda sessão é realizada após um intervalo de aproximadamente 25 dias da primeira sessão. Nesta sessão, o profissional irá realizar um trabalho que promove o escurecimento e uma ilusão 3D, dando a impressão de fios em crescimento e um aspecto de cabelo um pouco maior, como se tivesse sido raspado com a máquina nº 1.

 Cuidados após a segunda sessão: Após a segunda sessão, os cuidados com o procedimento devem ser seguidos. O profissional irá fornecer orientações específicas para cuidados pós-procedimento, que incluem evitar a exposição ao sol forte e usar cremes específicos durante os 7 primeiros dias.

Resultado visual obtido na 2ª sessão:

Zona que será tratada na 2ª sessão: (cerca de 6 horas de trabalho)
Resultados: O resultado do procedimento de Microcapilar Fio a Fio 3D é um visual natural de cabelo raspado na máquina. É o único procedimento de micropigmentação capilar a nível mundial que permite um resultado mais escuro e, ainda assim, muito natural. O resultado final pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da particularidade de cada indivíduo como a cor da pele.
É importante lembrar que a técnica de Microcapilar fio a fio 3D é realizada exclusivamente por Elan Mello e que ela ou qualquer outro tipo de micropigmentação capilar deve ser realizado por um profissional experiente e certificado. Além disso, é fundamental seguir todas as orientações do profissional antes e após o procedimento para garantir resultados satisfatórios e uma recuperação tranquila.